Angelo Felgueiras - escalar por uma causa

Menu Principal
INÍCIO
CAUSA SOCIAL
7 CUMES
MULTIMEDIA
IMPRENSA
CONTACTOS
GUESTBOOK
Advertisement


Designed by:
Website hosting Joomla Templates
Web hosting services
Monte Aconcágua

O Monte Aconcágua - Sentinela de Pedra – com 6.962 metros de altitude está situado no Parque Provincial Aconcágua, nos Andes Argentinos. O cume desta Montanha é, simultaneamente, o ponto mais alto das Américas, do Hemisfério Sul e o mais alto fora do Continente Asiático.

Imagem Activa

O Aconcágua tem três vias de acesso: a normal (ou Noroeste), o Glaciar dos Polacos e a Parede Sul. O mais frequentemente utilizado é a rota normal, a que apresenta menos obstáculos técnicos, uma vez que as outras duas obrigam a escalada em rocha e gelo. 

Apesar dos 6962 metros de altitude, o Aconcágua não é, do ponto de vista técnico, uma Montanha difícil de ser escalada. Para atingir o topo pela rota normal não são necessárias escaladas técnicas. Esta acção é mais um teste à resistência física devido ao frio e à escassez de oxigénio, característicos das grandes altitudes.


Com um aspecto árido, os topos gelados, ladeado pelo deserto e pelo oceano, o Aconcágua é assim uma demonstração de grande imponência natural.
A primeira escalada da via normal aconteceu entre 1896-1897 numa expedição liderada pelo inglês Edward FitzGerald que contava com outro Montanhista inglês, Stuart Vines, e com mais alguns carregadores suíços e italianos, dirigidos pelo guia suíço Matthias Zurbriggen.O primeiro conquistador do cume sul-americano acabou por ser Matthias Zurbriggen que, em 14 de Janeiro de 1897 após cinco tentativas mal sucedidas, chegou sózinho ao topo da grande Montanha.

2004 - FEVEREIRO - O ANGELO FELGUEIRAS SUBIU AO CUME DO ACONCÁGUA.

 

 

 

http://www.angelofelgueiras.com, Powered by Joomla! and designed by SiteGround web hosting